Pr Jose Simonette

domingo, 21 de dezembro de 2008

DEVEMOS OU NÃO CELEBRAR O NATAL?


No capitulo 8 de 1 Coríntios o apóstolo Paulo fala sobre comer comida oferecida a ídolos (rituais pagãos). Eu sei que o texto é um pouco extenso, mas creio que é a maneira mais fácil de responder a várias perguntas que tenho recebido a respeito de celebrarmos ou não o Natal.

1 Com respeito aos alimentos sacrificados aos ídolos, sabemos que todos temos conhecimento. O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica. 2 Quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria. 3 Mas quem ama a Deus, este é conhecido por Deus. 4 Portanto, em relação ao alimento sacrificado aos ídolos, sabemos que o ídolo não significa nada no mundo e que só existe um Deus. 5 Pois, mesmo que haja os chamados deuses, quer no céu, quer na terra (como de fato há muitos "deuses" e muitos "senhores"), 6 para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos. 7 Contudo, nem todos têm esse conhecimento. Alguns, ainda habituados com os ídolos, comem esse alimento como se fosse um sacrifício idólatra; e como a consciência deles é fraca, fica contaminada. 8 A comida, porém, não nos torna aceitáveis diante de Deus; não seremos piores se não comermos, nem melhores se comermos. 9 Contudo, tenham cuidado para que o exercício da liberdade de vocês não se torne uma pedra de tropeço para os fracos. 10 Pois, se alguém que tem a consciência fraca vir você que tem este conhecimento comer num templo de ídolos, não será induzido a comer do que foi sacrificado a ídolos? 11 Assim, esse irmão fraco, por quem Cristo morreu, é destruído por causa do conhecimento que você tem. 12 Quando você peca contra seus irmãos dessa maneira, ferindo a consciência fraca deles, peca contra Cristo. 13 Portanto, se aquilo que eu como leva o meu irmão a pecar, nunca mais comerei carne, para não fazer meu irmão tropeçar. (1 Coríntios 8).

Provavelmente “Arvore de Natal”, a data, e as demais coisas usadas para celebrar o Natal que tem suas raízes nas tradições pagãs podem ser aplicadas a este texto.

Você sabia que mais pessoas suicidam durante os feriados do Natal, do que em qualquer outra época do ano? As pessoas se sentem sozinhas, abandonadas. Suas vidas não refletem os comercias de TV. As influências espirituais da mídia são poderosas, perigosas e não glorificam Jesus!

Arvore de Natal, Luzes e etc., têm suas raízes em rituais e tradições pagãs. Mas, isso quer dizer que estas coisas são do mal? Quem criou a arvore, a luz e etc.? No texto acima vemos que aos que já possuíam o conhecimento que quem deu a carne para ser comida foi o Senhor que criou o animal. Sabendo que a carne não faria mal a eles, comiam a carne sem problemas(“Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.” 1 João 4.4). Mas havia aqueles que eram fracos e não conseguiam comer a carne.

Foi o fato da igreja não dar o devido valor a celebração do Natal que acabou surgindo o “Papai Noel”. Pessoalmente nunca deixei de celebrar o nascimento do meu Salvador Jesus Cristo, mesmo sabendo que a data não está correta e que era um feriado pagão. Nunca deixei de enfeitar a arvore, mesmo sabendo que há aqueles que adoram arvores, eu não adoro arvore nenhuma e nem luzes a minha casa está cheia delas. O pinheiro é a única arvore que nunca seca ou perde suas folhas, meu Jesus nunca Seca e nem perde Suas folhas seja inverno ou verão Ele está sempre Frondoso e vivo. Ele é a Luz do mundo. Conheço vários adolescentes revoltados com seus pais inclusive filhos de pastores revoltados por terem sido banidos de receber presentes e celebrar o Natal durante sua infância. Na minha casa meus pais sempre nos presentearam nos levando a ver Jesus como o Presente de Deus para o mundo. A tradição que recebi de meus pais e passo aos meus filhos e a seguinte: no dia de Natal cantar louvores ao Senhor, ler à narrativa do nascimento de Jesus nos Evangelhos, orar, trocar presentes em nome de Jesus e depois uma mesa farta.

Ninguém é melhor ou pior por celebrar ou não celebrar o Natal. Não me sinto mais espiritual ou menos espiritual em celebrar o Natal, faço para a glória de Deus! (Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai. Colossenses 3.17).

Glorifique Jesus! Em tudo que você fizer ou disser O glorifique.

Tomemos cuidados com o consumismo, legalismo e a hipocrisia.

Que Deus os abençoe ricamente em Cristo Jesus!

No amor e serviço d’Ele!

Jeff Fife

Ministro do Evangelho do Senhor Jesus Cristo

Igreja de Cristo em Campo Limpo Paulista e Jundiaí – SP

Ministério Rio de Vida

Nenhum comentário: