Pr Jose Simonette

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

OS MINISTROS DO EVANGELHO DEVEM PRESTAR CONTAS?

"Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus." Romanos 14:12 (NVI)

Deus criou o Corpo de Cristo para trabalhar da mesma maneira que o nosso corpo natural trabalha. Cada um de nós pode ter uma função diferente, mas nós fazemos parte do Corpo para o benefício de todo o Corpo. Seu ministério não é sobre você, é sobre o que Deus quer fazer através de você no Corpo de Cristo como uma unidade. É por isso que precisamos de alguma forma pela qual somos responsáveis. Para ser responsável significa ser responsável por algo e ser responsável por suas ações. Responsabilidade te protege de si mesmo e da sedução inerente que vem de estar em uma posição de influência.

Estes são os pilares que compõem a estrutura básica da prestação de contas:

1. Peça um Parecer (feedback)

Como regra geral as pessoas não dão o seu parecer sem que seja perguntadas. Então você precisa parar e escolher e convidar pelo menos 3-4 pessoas nas quais você confia o suficiente para ser transparente com você. Reúna-se com elas um a um e como um grupo regularmente. As pessoas precisam ter permissão para dar-lhe o seu parecer honesto, você precisa perguntar a elas e ser mais específico no que você quer o parecer delas. Algumas áreas em geral seria o parecer sobre o que ensinar, como ensinar e como você vive sua vida fora de seu ministério. Aceite a análise delas em sua vida para que você possa caminhar com integridade, honestidade e humildade. As pessoas que lhe dão o seu parecer sem ser perguntadas, costumeiramente não são as pessoas que você deve dar ouvidos. A motivação delas nem sempre são gênuinas mesmo que te digam que é uma “critica construtiva”.

2. Admita os Erros

Nós realmente aprendemos com nossos erros. Esteja aberto para ouvir sobre os erros que você fez. Assuma a responsabilidade por eles e faça as pazes, se necessário. Use os erros como ferramentas de aprendizagem que são.

3. Faça Alterações

Admitir nossos erros é apenas metade da equação. Seja responsável com sua equipe e permita-os lhe ajudar a fazer as alterações necessárias para que os mesmos erros possam ser evitados. Pode-se fazer um plano que destaca as etapas necessárias para fazer a mudança. Ele também pode fornecer uma maneira de medir o sucesso de tais etapas.

4. Aprenda a Despersonalizar o Parecer (feedback)

Ministério não é sobre "você", é sobre a obra de Deus através de você. Não se ofenda com os comentários. Você quer trazer-Lhe glória acima de todas as coisas.

5. Viver em Comunidade

Deus vai usar a sua vida, não só no Corpo de Cristo, mas no mundo ao seu redor. Lembre-se que toda a sua vida é pública. Não existe tal coisa como uma forma de vida na sua "vocação" e outra em sua vida pessoal. Sua vida é para ser vivida de forma tão aberta quanto possível em todos os sentidos. As pessoas que você convidar para te ajudar em a sua vão te ajudar a manter este equilíbrio entre a vida ministérial e pessoal. Você começa a ser real com eles.

Qualquer pessoa em liderança tem o potencial de trazer descrédito ao nome de Deus, se não prestar contas regularmente. Quando as pessoas olham para nós, esperam ver algo do que Jesus é, e cabe a nós mostrar a elas. Romanos 14:12 (NVI) afirma: "Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus." São aqueles a quem escolhemos e responsabilizamos que nos ajudará a manter um ministério que agrada a Deus.

Um de meus amigos pessoais e colega de ministério, a quem minha esposa e eu convidamos para ser uma das pessoas que nos diz o parecer dele sobre nós e nosso ministério tem um dizer que gostamos muito. Ele diz: “Quem anda sozinho ou já caiu, ou vai cair.” (Pr. Carlos Alberto Bezerra – Comunidade da Graça).

Temos a responsábilidade de prestar contas seja como ministro do Evangelho ou como Cristão e pra que possamos exercer a nossa função adquada no Corpo de Cristo, Ele nos deu irmãos e irmãs que podem nos ajudar a exercer esta função para glória d`Ele! Procure pessoas cheias do Espírito qu tenha o Fruto do Espírito eminentes em suas vidas e preste contas! Lembre-se de Tiago 5.16 (NVI): “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.”

Deus abençoe sua vida e família ricamente em Cristo Jesus!

Abraços,

Jeff & Mônica Fife

Ministros do Evangelho do Senhor Jesus Cristo

Igrejas Comunidade de Cristo Ministério Rio de Vida

Nenhum comentário: