Pr Jose Simonette

quarta-feira, 18 de abril de 2007

O DÍZIMO É PARA OS NOSSOS DIAS?

O DÍZIMO É PARA OS NOSSOS DIAS?

“Tragam o dízimo todo ao deposito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o SENHOR dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.” (Malaquias 3.10).

Dizimar era comum entre os Cristãos do primeiro século.
Ambos Judeus Cristãos e Gentios convertidos praticavam o ensinamento do Antigo Testamento de dizimar. Dizimar refere-se a pratica de dar 10% da renda de uma pessoa, seja qual for a sua profissão ou forma de sustento. A Bíblia refere-se ao Dízimo mais de 50 vezes (“dízimo” é encontrado 13 vezes, “dízimos” 13 vezes e “um décimo” 25 vezes).
O Novo Testamento refere ao dízimo na vida de Jesus, Jesus menciona o dizimo na Parábola do Fariseu e do Publicano (Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. – Lucas 18.12), dos Fariseus (Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas. – Mateus 23.23), de Abraão (Abraão lhe deu o dízimo de tudo. – Hebreus 7.2). Em nenhuma destas passagens no Novo testamento nos diz que devemos parar de devolver o dizimo, muito pelo contrario estas passagens reenforçam o dizimo como sendo algo que Deus instituiu para todas as gerações independente das épocas. Inclusive no texto de Mateus 23, Jesus diz aos Fariseus que deveriam continuar a dar o dizimo e não omitir a justiça, a misericórdia e a fidelidade.

O impacto dos ensinamentos do Antigo Testamento não deve ser ignorado por nós.
Não estamos “debaixo da Lei”, mas Paulo disse a Temóteo que toda Escritura é inspirada por Deus e útil ao ensino (Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça. – 2 Temóteo 3.16). O Antigo Testamento nos dá exemplos para instrução e encorajamento (6 Estas coisas ocorreram como exemplos para nós, para que não cobicemos coisas más, como eles. 11 Estas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos. – 1 Coríntios 10.6,11). Quando usado corretamente, o Antigo Testamento dá conselhos valiosos para os Cristãos de hoje.

Dizimar não foi limitado a Lei de Moises.
O dízimo foi instituído antes da Lei de Moises. Abraão (Abraão lhe deu o dízimo de tudo. – Hebreus 7.2 e Gênesis 14.20) e Jacó (E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o que me deres certamente te darei o dízimo. – Gênesis 28.22) dizimaram antes de Moises. As culturas pagãs dizimavam (Egito, Babilônia, Assíria). O povo dizimava por causa do seu grande significado espiritual, não só por causa das leis religiosas que o ordenava.

Dizimar simboliza gratidão a Deus.
Dar 10% simboliza que Deus é o dono do todo. Dízimar demonstra nossa fé em Deus para controlar nossas finanças. Pagar 10% de volta para a fonte de nossas bênçãos significa gratidão. Na verdade não damos o dízimo, nós pagamos, o dízimo pertence ao Senhor. Assim que eram feitas as colheitas, o dono separava as primícias para o Senhor (Tragam ao santuário do SENHOR, o seu Deus, o melhor dos primeiros frutos das suas colheitas. – Êxodo 23.19; Assim que se divulgou essa ordem, os israelitas deram com generosidade o melhor do trigo, do vinho, do óleo, do mel e de tudo o que os campos produziam. Trouxeram o dízimo de tudo. Era uma grande quantidade. – 2 Crônicas 31.5; Honre o SENHOR com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho. – Provérbios 3.9-10).

Dizimar fortalece a nossa devoção ao Senhor.
A disciplina de dizimar ajuda eliminar os hábitos de gastar de forma insensata. Dizimar expande o bem que fazemos ao Senhor. Dizimar ajuda nos manter na linha espiritualmente. Quando colocamos nosso tesouro onde Deus os quer, nosso coração seguirá (Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. – Mateus 6.21).

Sim dizimar é para os nossos dias e devemos separar a parte do Senhor em primeiro lugar, com alegria no coração e assim fazemos prova de Deus!

Faça está oração: Senhor Deus, ajuda-me a contribuir com Teu Reino de todas as maneiras possíveis crendo na Sua Palavra! Obrigado pelo privilegio de poder contribuir com o Teu Reino! Em nome de Jesus! Amém!

Jeff Fife
Pastor - Igreja de Cristo Rio de Vida em Campo Limpo Pta - SP
Missionário - River of Life Ministries/Ministério Rio de Vida
Igrejas de Cristo (Christian Church) no Mundo de Fala Portuguesa

VISITE O NOSSO BLOG: http://igrejadecristoriodevida.blogspot.com/

VERSÍCULOS DO MÊS – 19 ... "O que aconteceu com Jesus de Nazaré", responderam eles. "Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo. 20 Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram; 21 e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu. 22 Algumas das mulheres entre nós nos deram um susto hoje. Foram de manhã bem cedo ao sepulcro 23 e não acharam o corpo dele. Voltaram e nos contaram ter tido uma visão de anjos, que disseram que ele está vivo. 24 Alguns dos nossos companheiros foram ao sepulcro e encontraram tudo exatamente como as mulheres tinham dito, mas não o viram.”. – Lucas 24.19-24NVI

TRIVIALIDADE – Qual dos Evangelhos diz que Satanás tentou Jesus enquanto orava no Getsêmani?

SABEDORIA E REFLEXÃO: “Os Evangelhos não explicam a Ressurreição, é a Ressurreição que explica os Evangelhos” _ John S. Whale.

SÓ PARA DESCONTRAIR: A Loira (sem preconceito). Uma loira comprou um quebra-cabeça e ao chegar a sua casa espalhou todas as peças em cima da mesa. Depois de algum tempo tentando montar o quebra-cabeça sem sucesso ela chama seu marido para ajudá-la. Diz a Loira: “Bem vem me ajudar a montar este quebra-cabeça que acabo de comprar”. O marido pergunta: “quebra-cabeça de que você comprou?” Ela responde: “De um tigre”. O esposo resolve ajuda-la. Chegando à mesa ele olha as peças segura na mão de sua esposa e diz: “Querida com estas peças nunca vamos conseguir montar um tigre, vamos guardar os Sucrillos na caixa!”

ORE PELOS MISSIONÁRIOS – Kleber & Juracema – Moçambique. Luciano & Andréa - Guiné-Bissau. Teca & Bibiane – Angola. Steve & Neuzinha – Inglaterra. Peterson & Tatiane – Paraguai. Robert & Derlani – Portugal. Thomas & Libby – Mundo de Fala Portuguesa. Martin & Marilourdes – Líbano.

CELEBRANDO A RESSURREIÇÃO – Deus nos agraciou com uma manhã ensolarada e com a chuva no período da tarde. Foi uma alegria total realizarmos o batismo e a celebração da Ceia com mais de 200 pessoas presentes. Agradecemos à presença dos irmãos das Igrejas de Cristo no Carrãozinho, Pirituba, São Bernardo do Campo e Tietê que vieram em caravana. Agradecemos aos irmãos (ãs) da igreja em Campo Limpo Pta que nos ajudou no preparo e realização deste evento, que Deus os abençoe ricamente em Cristo Jesus!

REUNIÃO DO MINISTÉRIO – Sábado dia 05 de maio às 16:30h, em Campo Limpo Pta.

REUNIÃO DO MMIM (Manutenção do Ministério Infantil) – Sábado dia 05 de maio às 16:30h, durante a reunião do ministério. Traga as pessoas que trabalham com o ministério infantil da sua igreja para reciclarem e aprenderem mais!

RESPOSTA TRIVIALIDADE – Nenhum dos Evangelhos diz que Satanás tentou Jesus enquanto Ele orava no Getsêmani! (Aproveite para ler os Evangelhos e confira!).

Nenhum comentário: