Pr Jose Simonette

segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

MOTIVAÇÕES

Todavia, assim como vocês se destacam em tudo: na fé, na palavra, no conhecimento, na dedicação completa e no amor que vocês têm por nós, destaquem-se também neste privilégio de contribuir. (2 Coríntios 8.7).

Nesta passagem Paulo instrui aos Coríntos para destacarem no privilegio de contribuírem da mesma forma que destacavam na fé, na palavra, no conhecimento, na dedicação completa e no amor. Colocando assim a contribuição no mesmo nível com as demais áreas em que devemos destacar.

Existem motivações erradas para contribuirmos no Reino e costumeiramente muitos são motivados por estas motivações.

Primeira Motivação Errada: Sentimento de Culpa ("Tenho que" dar).
Em 2 Coríntios 9.7 Paulo nos encoraja a dar com alegria (Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama a quem dá com alegria).
A palavra aqui traduzida por "alegria" é a palavra hilária em português. Isso quer dizer, contribuir deve provocar em nós riso e muita alegria, na verdade gargalhadas de alegria e prazer.
Não devemos sentir forçados a contribuir ("não pode ser feito de má vontade e nem debaixo de pressão"), sentimento de culpa não é uma motivação Bíblica, apesar de ser usada muito nas igrejas.
A única coisa boa nesta motivação é que trás algum dinheiro.
Mas a sua grande fraqueza é que não é Bíblica! Não trás alegria alguma e não ajuda as pessoas serem livres do materialismo (Lembre-se, atitudes são importantes para Deus).

Segunda Motivação Errada: Responsabilidade ("Devo" dar).

Somos instruídos em 2 Coríntios 8.7 a exceder nas contribuição assim como fazemos na fé, palavra, conhecimento, dedicação e amor. Esta passagem implica certo nível de responsabilidade em contribuirmos.
Estudos feitos sobre a contribuição nas igrejas indicam que 20% dos membros contribuem com 80% da renda da igreja, 30% contribuem com 20% e aproximadamente 50% não contribuem com nada, salve uma ofertinha aqui e outra ali. Graças a Deus que esta não é a realidade das igrejas de Cristo, de acordo com estudos recentes é a igreja que tem a maior fidelidade de membros presentes em seus cultos e na manutenção da Obra.
A única coisa boa desta motivação é que dinheiro é contribuído para o ministério, é uma preposição melhor que o sentimento de culpa e aprender responsabilidade é um traço saudável do caráter. Mas sua fraqueza é que contribuir somente por responsabilidade limita a alegria e quantidade que contribuímos (Quando as pessoas contribuem por legalismo, é fácil terem o sentimento: "já fiz a minha parte").

Terceira Motivação Errada: Necessidade ("Preciso" dar).

Deus quer que interessemos pelas necessidades (Nosso desejo não é que outros sejam aliviados enquanto vocês são sobrecarregados, mas que haja igualdade. 14 No presente momento, a fartura de vocês suprirá a necessidade deles, para que, por sua vez, a fartura deles supra a necessidade de vocês. Então haverá igualdade, 15 como está escrito: "Aquele que colheu muito não teve demais, e aquele que colheu pouco não teve falta". - 2 Coríntios 8.13-15).
Paulo deixa claro que a igreja deve saber sobre as necessidades e oportunidades para contribuírem. Quando sabemos de uma necessidade, logo sentimos o desejo de providenciar os recursos. Gostaríamos que outras pessoas compartilhassem conosco se fôssemos nós quem estivesse necessitado.
Uma coisa boa desta motivação é que contribuir para satisfazer as necessidades de alguém nos faz sentir bem. Este tipo de contribuição trás alegria ao coração e não depende na compulsão para forçar as pessoas para contribuírem de má vontade. Esta motivação toca o nosso coração e encoraja as pessoas a aprenderem à disciplina de contribuir sacrificialmente. Pode angariar grandes quantidades de dinheiro e aumentar o envolvimento das pessoas em contribuírem quando as pessoas vêem uma necessidade.
Mas sua fraqueza é que algumas pessoas podem não aprovar ou ver a "necessidade". Alguns vão ignorar o pedido, mesmo que haja a necessidade. A igreja tem necessidades que muitos não vêem!

A motivação Certa - Ações de Graças

Paulo indica que é bom que a igreja supra as necessidades do povo de Deus, mas ele não quer que paremos nesta motivação. Contribuir é uma forma de agradecermos e louvarmos Deus por tudo que Ele tem feito. As ações da igreja levam as pessoas a agradecerem e louvarem a Deus, também!
Contribuir com ações de graças nos faz sentir muito bem! Esta motivação faz com que nossos corações direcionem para Deus, sendo que temos um modo tangível de demonstrar o nosso agradecimento a Ele.
Enquanto não existe nada errado com esta motivação para contribuirmos, esta motivação é limitada à percepção de gratidão de cada um. Se não estivermos atentos às bênçãos de Deus, teremos a tendência de não sermos gratos. Algumas pessoas podem perder a alegria de como Deus tem os abençoado porque não estão prestando atenção (11 A caminho de Jerusalém, Jesus passou pela fronteira entre Samaria e Galiléia. 12 Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância 13 e gritaram em alta voz: "Jesus, Mestre, tem piedade de nós!" 14 Ao vê-los, ele disse: "Vão, mostrem-se aos sacerdotes". Enquanto iam, eles foram purificados. 15 Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz. 16 Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano. 17 Jesus perguntou: "Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove? 18 Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro?" 19 Então ele lhe disse: "Levante-se e vá; a sua fé o salvou" - Lucas 17.11-19).

Contribuímos não por senso de culpa e não só por responsabilidade e necessidade, mas o fazemos por ações de graças.

Jeff Fife
Igreja de Cristo Rio de Vida em Campo Limpo Pta - SP
River of Life Ministries/Ministério Rio de Vida
Igrejas de Cristo/Cristãs no Mundo de Fala Portuguesa


VERSÍCULO DO MÊS - "Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama a quem dá com alegria" (2 Coríntios 9.7NVI).

TRIVIALIDADE - Quem falou que é mais abençoado dar do que receber? Resposta no final do e-mail!

SABEDORIA E REFLEXÃO: A única maneira de fazer alguém confiável é confiando nele. Henry Stimson (1867 - 1950).

SÓ PARA DESCONTRAIR: Um homem entrando em um hotel observou três homens jogando cartas com um cachorro. Ele aproximou e disse: "Este cachorro é muito inteligente". Um dos homens respondeu: "Ele não é tão inteligente assim". "Porque não", perguntou o homem. "Todas as vezes que ele pega uma mão boa, ele não para de balançar seu rabo", respondeu.

ORE PELOS MISSIONÁRIOS - Kleber & Juracema - Moçambique. Luciano & Andréa - Guiné-Bissau. Teca & Bibiane - Angola. Steve & Neuzinha - Inglaterra. Peterson & Tatiane - Paraguai. Robert & Derlani - Portugal. Thomas & Libby - Mundo de Fala Portuguesa. Martin & Marilourdes - Líbano.

REUNIÃO DO MINISTÉRIO - Sábado dia 03 de fevereiro às 9:00h, em Campo Limpo Pta.

RESPOSTA TRIVIALIDADE - JESUS - "Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante o trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: `Mais bem-aventurado é dar do que receber´ ". (Atos 20.35NVI).

Tenha um mês de Vitórias em Cristo Jesus!



À Igreja de Cristo Rio de Vida
CONVIDA PARA SUAS REUNIÕES:
Domingo:Escola Bíblica às 18:00h (c/ Salas p/ Todas as Idades)
Crianças 4 - 11 anos
J.C. Adolescentes 12 - 16 anos
Desafio Jovem
Discipulado - Adultos
Celebração da Família às 19:00h(c/ Trabalho Infantil <4>)
Terça-Feira:Noite da Conquista às 19:30h
Quinta-Feira:Encontro Com Deus às 14:00h
Sexta-Feira:Noite da Vitória às 19:30h
Todo Terceiro Sábado do Mês:Louvorzão 19:30h
Diariamente:Reuniões nos LaresRua Maria José Rodrigues, 105 - Jardim Santa Lúcia

Nenhum comentário: