RESTAURAÇÃO E UNIDADE
Com certeza quando os líderes pioneiros começaram não sabiam todos os caminhos e direções que suas escolhas os levariam. Levou Rice Haggard a promover o nome “Cristão” com sucesso na República Metodista na Carolina do Norte e Virginia em 1794 e aos Presbiterianos em Springfield, Kentucky em 1804.
Levou a dissolução dos Presbiterianos em Springfield e a “união ao corpo de Cristo em seu todo” por Barton W. Stone e outros em Cane Ridge no dia 28 de junho de 1804. Fez com que uma congregação associada aos Campbells em Brush Run, Washington County, Pensilvânia, passasse a observar a Santa Ceia semanalmente a partir do dia 8 de maio de 1811. Levou Alexander Campbell a examinar sua alma e estudar profundamente as Escrituras na ocasião do nascimento de seu primeiro filho e assim passar a rejeitar o batismo infantil, e chegando à conclusão que o batismo era por imersão e não aspersão. Imediatamente Thomas e Alexander Campbell foram batizados por imersão em obediência à ordenação de Senhor Jesus Cristo no dia 12 de junho de 1812.
Levou a Associação Blue River das igrejas Batistas no sul de Indiana a se dissolver e a tornarem-se “somente Cristãos” em 1821. Levou Walter Scott a desenvolver a apresentação simples do plano da salvação usando os cinco dedos da mão (fé, arrependimento, batismo, perdão dos pecados e dom do Espírito Santo e vida eterna), pelo qual milhares vieram a confessar Jesus Cristo como salvador na Western Reserve nos anos de 1827-30. Levou a união das ramificações dos movimentos de Campbell e Stone nos últimos dias de 1831, celebrando juntos a Santa Ceia em Lexington, Kentucky, no dia de ano novo de 1832, porque eles eram unidos no essencial quanto a fé, mesmo que houvessem muitas diferenças de opiniões.
A unidade sustentou o movimento sem divisões durante a Guerra Civil, apesar de haver muitas divergência de opiniões quanto à escravatura. Permitindo que pessoas tivessem comunhão juntas considerando a cada irmão e irmã em Cristo, mesmo havendo diferença sobre questões do uso de órgão nos cultos, pastores serem pagos ou não, Santa Ceia aberta ou fechada, associações missionárias e outras, o movimento continuou unido. Levou a uma “igreja livre” numa “terra livre” onde o movimento se multiplicou rapidamente. No início da guerra em 1861 o movimento tinha cerca de 200 mil membros e já em 1909 em apenas 48 anos o movimento contava com cerca de 1.5 milhões de membros nos EUA.